22 de junho de 2017
Ônix e as boas práticas de manejo e bem-estar animal

Mais do que se preocupar com os conceitos fundamentais das boas práticas de manejo e a importância do bem-estar animal para a evolução do rebanho, a Ônix trabalha para que eles sejam colocados em prática na rotina de todas as unidades da marca. 

É importante destacar que todos os trabalhos realizados pela Ônix são voltados para a produção de uma genética avaliada e com critérios de seleção bem definidos baseados em desempenho e habilidade maternal (peso), fertilidade e precocidade sexual e carcaça moderna.

Com animais selecionados a pasto e ambientes que com diz com a realidade da pecuária brasileira, o principal objetivo é produzir touros funcionais e adaptados a pasto. Por isso, a Ônix possui quatro unidades produtivas para melhor atender as exigências de criação. 

A pressão de seleção das matrizes, por exemplo, é realizada na fazenda Ônix V, em Inocência (MS), onde as matrizes são selecionadas para fertilidade e para desempenho de seus bezerros. 

Na desmama, as fêmeas permanecem na fazenda em reposição e os machos são transferidos para a Fazenda Ônix IV, em Aparecida do Tabuado (MS), onde são recriados a pasto até os 21 meses de idade. Depois de selecionados como touros, são transferidos para a Fazenda Ônix II, Brejo Alegre (SP), onde são submetidos a nova avaliação e exames para a participação dos leilões.

Cuidados

No dia a dia das unidades da Ônix, as boas práticas de manejo são executadas com excelência: manejo racional, com distância de fuga, vacinação, apartação de lotes com reconhecimento do campo de visão do Nelore, dentre outros cuidados necessários para preservar o bem-estar dos animais.

Além de preservar os animais de seus plantéis, a Ônix também se preocupada com os que saem das unidades com destino aos compradores. Por isso, sempre envia aos seus clientes um Manual de Adaptação de Touros, que traz sugestões que abrangem desde o transporte ao manejo do animal na propriedade. A intenção é contribuir para um melhor aproveitamento da genética Ônix.

 

 

 

 






(18) 3623-1069 | 3643-7002