17 de maio de 2017
Ônix investe em melhoramento genético e produz animais da mais alta qualidade

O avanço da tecnologia tem contribuído com todos os setores de produção e na pecuária não é diferente. Justamente por isso, é que a Ônix, desde 2008, investe no que há de melhor para garantir um excelente resultado final aos seus clientes e parceiros. Um dos exemplos, é a participação da Fazenda em programas de melhoramento genético, como o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e também da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores).

“Ao utilizar essas ferramentas, temos sempre como objetivo obter um resultado mais preciso sobre a aplicação das técnicas que são utilizadas no dia a dia em nossas unidades”, garante Carlos Mestriner, proprietário da Fazenda. 

O zootecnista Walter Domingues da Silva Júnior, titular da Melhora +, que presta serviços para a Ônix, explica que, ano após ano, os resultados da Fazenda apresentam um aumento progressivo. “Os números estão sempre na média ou acima, se comparado com outros planteis”, afirma. 

Ele diz também que todo o trabalho de melhoramento que a Ônix realiza, tem a intenção de proporcionar ganho genético das características de produção, como fertilidade, habilidade materna e carcaça. “Além disso, trabalha-se sempre para identificar os melhores indivíduos. Tudo isso, através de avaliações genéticas, que medem o desempenho individual de cada animal, principalmente matrizes”, enfatiza. 

Por acreditar que o sucesso de um programa de melhoramento genético está na definição de metas e critérios de seleção, a Ônix conta com uma equipe capacitada para realizar coleta de dados de forma correta. “Isso, sem dúvida, é um ponto muito trabalhado nas unidades da Ônix. “Com o auxílio das DEPs, são realizados os acasalamentos dirigidos, que sempre buscam a maximização dos ganhos genéticos, o que faz que o rebanho da Ônix tenha alta produtividade, disponibilizando para o mercado touros melhoradores com alto desempenho”, reitera Walter.






(18) 3623-1069 | 3643-7002